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CIDADE
Edutran faz sua 10ª formatura em Pinda

Autor: Marcos Cuba

a apresentação artística da escola Alexandre Machado Salgado garantiu o 1º lugar


Os estudantes ensaiaram bastante para agradar a todos que compareceram à formatura do projeto




Todos os estudantes receberam medalhas de participação
Os autores das redações premiadas receberam bicicletas

Os agentes de trânsito avaliaram as apresentações

Mais de 3 mil crianças já participaram do Educação para o Trânsito
O projeto de Educação para o Trânsito, Edutran, formou mais uma turma na manhã de terça-feira (22). A solenidade ocorreu no ginásio de esportes do Alto Tabaú. Durante o evento, houve apresentações artísticas de estudantes das seguintes escolas municipais: Dr. Francisco de Assis César, de Moreira César; Yvone Apparecida Arantes Corrêa, Goiabal; Alexandre Machado Salgado, Campinas; Maria Helena Ribeiro Vilela, Jardim Regina e Augusto César Ribeiro, da Vila Rica.
Estiveram presentes ao evento: prefeito João Ribeiro; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Angélica Salgado Ribeiro; secretária de Educação e Cultura, Bárbara Zenita França Macedo; secretário de Governo, Arthur Ferreira dos Santos; diretor do Departamento de Trânsito, Luis Rosas; diretor de Segurança, capitão Eduardo e o sargento Pedro Andrade (representando o comandante da 12ª Cia Aeromóvel, major Conrado).
Foi a 10ª formatura do Edutran. O projeto é desenvolvido desde 2007 e já formou cerca de três mil alunos das 4ª séries. O Edutran também premiou três redações: o 3º lugar ficou com Gislaine Cristina Moreira Silva, da escola municipal Maria Helena Ribeiro Vilela; o 2º para Luis Gustavo da Silva Domingos, da escola Augusto César Ribeiro, e o 1º para Elen de Souza Eugênio, da escola Dr. Francisco de Assis César. Eles receberam bicicletas como prêmio, doadas pelos parceiros Dokar, Colégio Anglo, Viva Pinda, Hora Park e Associação Atlética Ferroviária.
"Minha fala é com os alunos, lembrem-se sempre de tudo que ouviram sobre educação no trânsito, para que sejam bons cidadãos, porque vocês são o futuro de Pindamonhangaba e precisam guardar com carinho todas as orientações, parabéns a vocês, aos professores e aos pais. Agradecemos muito ao Departamento de Trânsito", disse Bárbara Zenita França Macedo, secretária de Educação e Cultura.
Marcelo Florêncio, coordenador de Educação para o Trânsito, comentou que esse ano foram formados, só neste semestre, 270 alunos. Disse também que o projeto é contínuo, e que dentro das salas de aula os agentes de trânsito  desenvolvem seis temas: Travessia de Rua, Pedestre, Cinto de Segurança, Sinalização, Brincadeiras de Rua e Ciclista.
O prefeito João Ribeiro agradeceu às parcerias, pelo  apoio, e parabenizou o trabalho dos agentes de trânsito, professores e gestores: "É sempre muito bom participar das formaturas do Edutran, principalmente por se tratar de um investimento nas crianças, nos futuros motoristas. Esse é o tipo de trabalho que sempre dá ótimos resultados, investir nas crianças sempre foi uma das nossas prioridades", disse.
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Alunos da Rede Municipal se destacam em concurso de bolsas

       Alunos da escola municipal Professor Alexandre Machado Salgado, do Bairro das Campinas obtiveram sucesso no concurso de Bolsas do Colégio Tableau, realizado no dia 22 de outubro.
      A coordenação da escola parabeniza as alunas da 4ª série: Anna Paula Kowalski, Daphine Maria da Silva Vicente e Rakelly Synndia; e o aluno do 2º Ano, Allan kowalski, pelo resultado.
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CIDADE


Escola do Campinas realiza Festa da Primavera

Os bolos foram uma atração à parte na festa


Teatro, concurso de miss e mister Primavera e um delicioso concurso de bolos marcaram a chegada da Estação das Flores no bairro das Campinas




A escola municipal Professor Alexandre Machado Salgado, do bairro das Campinas, realizou junto a alunos, professores e funcionários, a Festa da Primavera. 
Na comemoração hoube uma programação diversifi-cada: concurso de bolos, peça teatral  "Os direitos da criança", da cidade de Campinas (patrocinado pela Gerdau), brincadeiras (pescaria, argola, boca do sapo) e entrega das faixas de Miss e Mister Primavera.Alunos, funcionários e familiares puderam participar do evento que, além de comemorar a chegada da nova estação, teve como objetivo trazer um momento de conscientiza-ção e aproximação da comunidade.
A escola do bairro das Campinas é uma das que receberam o Selo de Escola Solidária 2011, por incentivar seus alunos sobre a importância da educação na sociedade. Também é uma das escolas que servem de exemplo por desempenhar um trabalho am-biental com os alunos e comunidade. 
"É importante que os alunos, além de se divertirem, possam compartilhar esses momentos com os colegas da escola e familiares”, ressaltou a gestora da escola, Rosângela Gonçalves e Silva.


Acesso em 4/10/1986  Fonte

http://www.tribunadonorte.net/noticias.asp?cod=1&edi=234
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Escola incentiva alunos a preservar o meio ambiente

http://www.tribunadonorte.net/noticias.asp?id=10498&cod=2&edi=232

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SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2011

A escola recebe o Selo Escola Solidária 2011, por meio do Projeto Não às Sacolinhas Plásticas.

Como surgiu a idéia do Projeto?
A nossa escola, intitulada como Escola Verde, devido à preocupação com o futuro do planeta e sabedores de que o futuro está dentro da escola e a nossa responsabilidade perante os nossos pequenos alunos aumenta, pois eles podem hoje e daqui há alguns anos construir ou destruir a nossa morada/ planeta Terra. Portanto, em consonância com a Proposta Político Pedagógica da Escola, a sociedade em que esta escola opta por construir, é uma sociedade que se compromete com a proteção da vida na Terra e com um processo educativo transformador de nossa comunidade. Afirmando valores e ações para a transformação humana e social, direcionando a preservação ecológica. Sendo um processo de aprendizagem permanente, estimulando a formação de pessoas socialmente justas e ecologicamente equilibradas.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
1. Diagnóstico da Comunidade Escolar – professores, funcionários, alunos e pais - através de levantamento de dados (questionário) gerando gráfico de consumo de sacolinhas plásticas 2. Conscientização do impacto ambiental no bairro: passeio pelo bairro registrando através de fotos a degradação do meio (sacolinhas jogadas ao léu), 3. Caminhada ambiental com a presença dos alunos e pais voluntários; 4. Em HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com os professores, elaboração plano de ação para o desenvolvimento de atividades multidisciplinares para os alunos, comunidade interna e externa. 5. Em reunião com os funcionários, delinear planos de ação visando mudanças de atitude em relação ao uso de sacolas plásticas 6. Busca parcerias na comunidade para melhor desempenho das ações, e um maior contato da comunidade com a escola. Neste ano de 2011, mães voluntárias costuraram sacolas retornáveis para a distribuição na comunidade, os alunos pintaram esta bolsa com as suas digitais firmando um compromisso com o meio ambiente.
Estamos entre as 3.030 escolas, de todos os estados brasileiros, que por seu compromisso com uma educação de qualidade e a promoção do protagonismo juvenil, recebe agora o título de Escola Solidária 2011.
Parabéns a toda a comunidade escolar!
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Brinquedoteca

No primeiro semestre de 2011, a turma do Pré A visitou a Brinquedoteca.


Os alunos vivenciaram momentos inesquecíveis, de alegria e prazer. conheceram cada cantinho da brinquedoteca, ficaram encantados e se divertiram muito. durante vários dias comentaram sobre o passeio.

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